Já pensou se você tivesse uma forma de fidelizar os seus clientes, estimulando que eles retornassem para sua loja não apenas pela qualidade de produtos e atendimento? Bom, é sim algo possível e, se bem executado, pode não apenas fidelizar seus clientes, como também aumentar o seu ticket médio.
Geralmente, um programa de fidelidade oferece recompensas, benefícios ou vantagens especiais para os clientes que fazem compras frequentes ou atingem determinados critérios estabelecidos pela empresa.
Se você tem interesse em implantar esse formato em sua loja, mostramos mais motivos para fazer e uma dica para tornar esse processo ainda mais prático!
Conecte-se com os clientes
Os programas de fidelidade permitem que você colete informações valiosas sobre os hábitos de compra e preferências dos clientes, ajudando a personalizar futuras ofertas e comunicações de marketing.
Isso porque, normalmente, eles exigem que você faça o acompanhamento do que seus clientes estão comprando, além de precisar manter um cadastro atualizado deles.
Outro aspecto valioso é criar uma sensação de comunidade entre os clientes, especialmente se envolverem elementos sociais, como compartilhamento de pontos ou competições entre amigos. Dessa forma, sua empresa se conecta com os clientes e os clientes podem se conectar entre si.
Engajamento da sua cartela de clientes
Os programas de fidelidade oferecem uma oportunidade de se comunicar regularmente com os clientes, seja por meio de e-mails personalizados, mensagens em aplicativos de conversa ou mesmo em diálogos presenciais. Esses passos contribuem para que a sua marca se torne uma “Top of Mind”, ou seja, sua marca se torna algo que está em destaque na mente dos clientes e incentiva a interação contínua.
Aumente seu destaque no mercado
Um programa de fidelidade bem projetado pode ajudar sua loja a se destacar da concorrência, oferecendo valor adicional aos clientes que escolhem comprar com você.
Oferecer um programa de fidelidade que forneça recompensas exclusivas, descontos especiais ou benefícios únicos aos clientes pode adicionar valor percebido à sua marca e torná-la mais atraente em comparação com os concorrentes que não oferecem essas vantagens.
Além disso, com um programa de fidelidade você pode criar uma experiência mais individualizada e relevante para os clientes, destacando-se da abordagem genérica de alguns concorrentes.
Como começar em sua loja?
O início de um programa de fidelidade pode ser desafiador. O primeiro passo é entender como ele vai funcionar e quais serão os benefícios oferecidos. Em alguns casos, o programa funciona através de um cartão, um item de papel onde a sua loja marca a pontuação do cliente.
Em outros casos, você pode optar por fazer um ajuste no seu sistema de vendas, e aí cada compra feita pelo cliente se torna uma pontuação em seu cadastro. Ambos podem funcionar muito bem, o que vai te indicar o melhor caminho é o quanto você deseja investir.
O mesmo vale para os benefícios. Alguns exemplos são sistemas de cashback, descontos exclusivos, brindes, acesso prioritário a produtos ou serviços, entre outros. Sem dúvida o mais prático é o retorno em brindes e o sistema de descontos exclusivos. Outra forma muito utilizada é algo como: A cada X reais em compras, você marca um ponto e, ao completar 10 pontos, você recebe determinado produto.
Independente da sua escolha, o interessante é optar por algo que faça sentido com seus produtos e sua loja, sem se tornar oneroso demais. Em seguida, com estes pontos definidos, basta decidir como divulgar e, assim, dar início ao seu programa de pontos!
Enfim, escolher implantar um programa de fidelidade em seu varejo pode permitir que você engaje clientes, aumente seu ticket médio e se destaque no mercado. Independente da sua escolha, é importante que você busque oferecer o que há de melhor para o seu público… E claro que isso começa com oferecer os produtos Esquadromil. Conte conosco!