Se você nos acompanha há algum tempo, sabe que sempre reforçamos a importância de estar de olho em seu estoque e manter ele renovado e atraente para os clientes. E claro, também é importante garantir que seu estoque esteja bem abastecido.
Um conceito fundamental nesse contexto é o ponto de ressuprimento. Saber do que se trata e como calculá-lo corretamente pode fazer toda a diferença na operação de um negócio, evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso de estoque.
No blog de hoje vamos explorar detalhadamente o conceito de ponto de ressuprimento e fornecer um guia prático para seu cálculo eficaz.
Conheça o Ponto de Ressuprimento
O ponto de ressuprimento é um conceito muito importante quando falamos sobre gestão de estoque, definindo o momento exato em que novos pedidos devem ser feitos para evitar a falta de produtos.
Este ponto é calculado com base na taxa de consumo do produto e no tempo necessário para o reabastecimento. Manter o estoque no nível ideal é crucial para garantir a continuidade das vendas e a satisfação do cliente, evitando tanto rupturas de estoque quanto excessos.
Entender e calcular corretamente o ponto de ressuprimento pode otimizar a eficiência operacional e melhorar a lucratividade do seu negócio.
Calculando o Ponto de Ressuprimento
Como sinalizamos anteriormente, para determinar esse ponto, você precisa considerar a demanda média diária do produto e o tempo de reposição.
A fórmula básica é:
Ponto de Ressuprimento = (Demanda Média Diária x Tempo de Reposição) + Estoque de Segurança.
O estoque de segurança é um adicional para cobrir possíveis variações na demanda ou atrasos na reposição. Com um cálculo preciso, você garante uma gestão de estoque eficiente, atendendo às necessidades dos clientes sem excesso ou falta de produtos.E claro, manter seu estoque sempre abastecido contribui para que você possa manter os custos com investimento equilibrados, atendendo às necessidades dos seus clientes de forma a manter seu caixa sempre saudável. Sem falar na importância de sempre oferecer o que o público precisa.
Chegamos ao segundo semestre, é tempo de recalcular a rota e garantir que você terá os resultados que planejou lá na virada do ano. Prepare-se para explorar todo o seu potencial e veja suas vendas decolarem!
Comece essa trajetória com a utilização de smartphones para alavancar suas vendas. Conte com a Esquadromil para oferecer sempre o que há de melhor para seus clientes!