A gente aposta que você já ouviu a frase “o cliente tem sempre razão”. Ela não é uma verdade absoluta, mas sem dúvida é uma pista para uma verdade absoluta: O sucesso de qualquer empreendimento depende dos clientes e de como eles são atendidos.
É aí que entra a gestão de clientes, um conjunto de práticas que, quando bem executadas, funcionam para gerar proximidade entre a sua marca e os seus clientes. Afinal, todo o processo de relacionamento com o consumidor é construído com conquista e reconquista, fidelização e atração.
Por esse motivo, nosso blog de hoje traz algumas ideias para fortalecer esse relacionamento. Confira abaixo:
Construa uma base sólida de clientes
Já parou pra pensar quem são seus clientes? Qual a idade deles, o que eles desejam? Com que frequência esses clientes vão até a sua loja? Como eles gostariam de ser atendidos?
Ter essa visão permite que você, após um mapeamento bem feito do seu público alvo, possa geri-lo com mais cuidado e atenção diferenciada. Uma boa forma de ter essa visão é realizar pesquisas de opinião com seus clientes, além, é claro, de cultivar um diálogo mais próximo com atendimento humanizado.Com práticas como essa, você pode manter um banco de dados de quem são seus clientes, quais os seus hábitos de consumo e então compreender quais as melhores ações para estimular compra e retorno.
Traga sua equipe para o jogo
Uma equipe motivada faz maravilhas! Se tiver feedback claro e objetivo, metas estabelecidas e bom treinamento, o resultado só tende a melhorar. Não adianta tentar conquistar o cliente se você não está cuidando do seu colaborador: é ele quem vai oferecer o atendimento de primeira que vai deixar o consumidor encantado.Por isso, não tenha receio de investir em boas capacitações, diálogos individuais e reuniões com a equipe para compreender como cada ação tem se desenvolvido. Claro, tudo isso precisa ser feito com uma comunicação clara e boas orientações para padronizar o atendimento.
Ação rima com Comunicação
Execute ações concretas que façam sentido para seu público e escute o que eles têm a dizer sobre! Essa dica poderia acabar aqui, mas a gente explica melhor: Não adianta iniciar uma ação no seu varejo e não acompanhar o que os clientes têm achado sobre.
Por isso, manter uma comunicação direta e constante, seja no pré ou no pós-venda, é essencial. Com base nisso, você pode dar início a ações mais robustas. Será que não valeria a pena um programa de cashback ou de fidelidade? Talvez um brinde ou mesmo oferecer um café ou lanches em dias específicos. Tudo isso é relacionamento e, se você estiver disposto a dialogar, seus clientes vão dizer exatamente quão satisfeito eles estão com esses movimentos.
Uma boa gestão de clientes é sobre compreender as necessidades do seu consumidor. Diálogo, confiança e gentileza são as chaves para fazer esse relacionamento deslanchar. E aí, já pensou em como pode fortalecer o relacionamento com seu cliente?